A Secretaria de Estado da Educação realiza nos dias 24 e 25 de maio, a Formação de Professores do Serviço de Escolarização Hospitalar e Domiciliar do Estado do Piauí (SEHDEPI), dos novos professores selecionados para trabalhar com crianças e adolescentes em tratamento prolongado de saúde no Hospital São Marcos (HSM) e no Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP).
O SEHDEPI é uma realização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida (APCCAA). No primeiro dia, a capacitação pedagógica acontece no HILP e na quinta-feira, a equipe multiprofissional do HSM recebe os professores para o treinamento da simulação realística.
A professora Ivoneide Amorim, coordenadora estadual do projeto, informa que atualmente as aulas acontecem no espaço pedagógico da Enfermaria Pediátrica Oncológica do São Marcos. “Mas a partir de agosto, as aulas aconteceram também na Classe Hospitalar do Hospital Infantil Lucídio Portela”.
A formação é ministrada pela professora Francisca Maria Sousa (Cineide), doutora em Educação, pela PUCPR, mestre em Educação pela UFPI e especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela COEPI.
“Nossa prática tem como finalidade proporcionar conhecimentos metodológicos que possibilitem a atuação do professor no contexto da escolarização hospitalar, tendo em vista que este profissional necessita desenvolver propostas pedagógicas flexíveis no processo de ensino e aprendizagem do estudante em tratamento de saúde”, explica a Drª. Cineide.
Participaram da abertura oficial o superintendente de Educação Básica, professor Carlos Alberto Pereira; a superintendente de Ensino Superior, professora Maria de Lourdes Lopes; o diretor do HILP, Dr. Ribamar Bandeira Filho; o diretor de Ensino e Pesquisa HSM, Dr. Edilson Carvalho e a gerente de Educação Especial, professora Eleonora Sá. Além das equipes multiprofissionais dos dois hospitais: médicos, enfermeiras, psicólogas, assistentes sociais e nutricionistas.
Mais informações
Assessoria de Comunicação (86) 99437 3913