Com o surgimento de novas tecnologias e a globalização, as organizações buscam a melhoria na qualidade dos serviços prestados e a excelência do capital humano. Esses fatores são capazes de ampliar o potencial da organização, visto que os profissionais contribuem fortemente para o sucesso empresarial.
A Gestão de Pessoas é essencial em uma empresa, principalmente na área da saúde, que tem a qualidade e a humanização como premissas básicas, onde o desenvolvimento depende da contribuição dos profissionais atuantes, considerando a forma como são estimulados, capacitados e estruturados no ambiente de trabalho.
Um grande desafio é quebrar paradigmas da visão tradicional da administração de recursos humanos (onde o funcionário era visto apenas como fonte de lucro e produção), e passar a compreender a Gestão de Pessoas como um conjunto de políticas e práticas consolidadas para orientar o relacionamento interpessoal e o comportamento humano no trabalho.
Nas organizações de saúde, as transformações ocorridas têm demandado dos profissionais a adaptação no processo produtivo e o desempenho para atender as demandas sociais e empresariais da atualidade.
O Gestor em saúde deve desenvolver sua equipe sob uma perspectiva de parceria entre colaboradores e organização, descentralização das ações, valorização efetiva das pessoas e aproveitamento dos conhecimentos, habilidades e aptidões com o objetivo de reter seus talentos e realizar uma gestão por competências.
Contudo, é importante que as instituições valorizem e desenvolvam seus talentos existentes como uma maneira de motivá-los, tornando seu trabalho prazeroso, melhorando seu desempenho, qualidade de vida e conscientizando-o como elemento principal no sucesso da empresa junto aos seus clientes, mercado e a sociedade.
Tatiana Lira
Psicóloga Organizacional APCC- Hospital São Marcos
Especialista em Gestão Organizacional