O Grupo Informativo e de Apoio ao Paciente, (GRAP), foi criado de forma pioneira no estado, pelo Hospital São Marcos no ano de 2000. A finalidade do grupo inicialmente, era a assistência psicológica aos pacientes oncológicos e seus familiares.
No entanto, sempre na busca pela excelência de atendimento ao paciente, o GRAP, como é conhecido, se uniu com as demais especialidades: enfermagem, nutrição e serviço social e hoje, presta esclarecimentos semanalmente aos pacientes que realizam radioterapia.
"Nosso objetivo é dar todo o apoio aos nossos pacientes e seus familiares não só em relação ao emocional, mas em relação a esclarecimentos sobre os cuidados com a pele, uma vez que a radioterapia pode agredir-la, efeitos colaterais, cuidados nutricionais, o que o paciente deve comer e o que deve ser evitado durante o tratamento, e até facilitar o deslocamento dele até o Hospital. Sabemos que muitos deles não tem condições físicas de se deslocar até a entidade, e damos transporte gratuito a eles dependo da triagem que é realizada.", afirma a psicóloga oncológica Roberta Melo.
Os profissionais de cada área fornecem informações aos pacientes, na sala de espera do serviço de radioterapia enquanto estes aguardam a hora da seção durante as segundas ás 15horas e quintas feiras ás 9 horas.
Nesta quinta-feira, 4/4, a nutricionista Raquel Barbosa Freitas deu dicas que podem melhorar a qualidade de vida de vários pacientes. Algumas delas:
-Evitar Refrigerantes
-Evitar Doces, pois estudos mostram que açúcar alimenta o tumor
-tomar leite
-evitar alimentos gordurosos como: mão de vaca, cozidão, etc.
-Evitar enlatados
-Comer muitas frutas
A nutricionista também faz uma ressalva: "No caso de câncer de mama, evite alimentos de soja como: carne, leite, oléo".
Em seguida, foi a vez da psicóloga, assistente social e enfermeira se pronunciarem, enquanto os pacientes tomavam um lanche fornecido pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, parceira do Hospital São Marcos.