O Grupo de Estudos de Curativos do Hospital São Marcos (GREC-HSM) é uma comissão fundada em 2008, a princípio por enfermeiros que tinham afinidade com a temática da estomoterapia (que engloba feridas, ostomias e incontinências).
Hoje o grupo conta com membros divididos em três tipos: os membros efetivos (quinze enfermeiros), orientadores (profissionais com conhecimentos especializados nessa área, e prestam uma consultoria para o grupo, e estão envolvidos no fornecimento de materiais de curativos para o hospital), e os aspirantes (composto por seis enfermeiros e dois estagiários, que possuem interesses em participar do grupo e envolvem-se em atividades).
Ana Carolina Floriano, enfermeira do Hospital São Marcos e coordenadora do grupo, afirma que o objetivo é avaliar e planejar estratégias na perspectiva de prevenção e tratamento de feridas, manejo de ostomias e incontinências, "Desenvolvemos atividades como o simpósio anual aberto ao público, onde há compartilhamento de experiências e conhecimentos, o simpósio acontece como uma atividade proposta de acordo com o regimento interno do grupo".
A coordenadora conta também que o objetivo principal do simpósio é a capacitação de profissionais e estudantes, "Achamos que não era suficiente que apenas o grupo seja capacitado, é importante que possamos contribuir com a sociedade em geral, e estimular que outras instituições criem grupos, pois trazem bastante autonomia para o enfermeiro, nosso intuito é contribuir com o crescimento da profissão no Piauí".
O simpósio acontece nos dias 1,2 e 3 de outubro, no primeiro dia (01/09) serão de atividades internas, nos dias 2 e 3 serão de atividades abertas ao público e contará com palestrantes locais do GREC e do Estado de Pernambuco. E abrirá inscrições para apresentações de trabalhos acadêmicos na área de cuidados e lesões de pele.
O valor das inscrições: R$ 60 para profissionais e R$ 30 para estudantes e profissionais do hospital São Marcos. Qualquer profissional e estudante que tenham afinidade com a temática podem participar também.