Tosse, nariz escorrendo, dores de garganta e de cabeça... Os sintomas são semelhantes, mas você sabe diferenciar gripe de resfriado? Em geral as pessoas sabem que os sintomas da gripe são mais fortes que a de um resfriado, mas a diferença não se limita a isso.
A gripe é causada pelo vírus da influenza (A, B ou C), os sintomas são conhecidos: febre alta, tosse, dores musculares, olhos e nariz escorrendo; costumam durar três dias, os demais sintomas desaparecem três ou quatro dias após a febre acabar. Se não tratada podem surgir complicações com a pneumonia.
A gripe pode durar de uma a duas semanas e é tratada através de ingestão de líquidos ricos em vitamina C e chás medicinais contra gripe.
O resfriado é causado pelo Rhinovírus (diversos tipos de vírus altamente resistentes), e pode durar de dois a quatro dias. Os sintomas são semelhantes a gripe, porém mais leves e com menor duração: tosse, dores musculares, e leve dor de cabeça; a diferença é a rouquidão e a ausência de febre. Se não tratada corretamente as complicações podem surgir em forma de inflamações, como: otite, sinusite e bronquite.
O resfriado pode ser tratado através de remédios a base de paracetamol, ibuprofeno e vitamina C.
Outros cuidados que se deve ter na gripe e resfriado é evitar antibióticos, automedicação e tomar sol para receber vitamina D. Em caso de pessoas alérgicas a ovo, deve evitar a vacina contra gripe por conter proteínas do alimento.