“Promoção Integral do Paciente com Feridas: Protocolos Assistenciais e Evidências Clínicas”.Esse é o tema do projeto de extensão realizado pelo Grupo de Estudos de Curativos (GREC) do Hospital São Marcos, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI)/Departamento de Enfermagem sob coordenação da professora Elaine Moura.
O projeto de extensão está sendo realizado desde abril de 2010 e tem como objetivo geral a elaboração de protocolos assistenciais em feridas oncológicas, feridas operatórias, úlceras vasculogênicas, queimaduras e úlceras por pressão, que direcionarão a prática de todos os enfermeiros e profissionais de saúde da instituição para o cuidado sistematizado na prevenção e tratamento de feridas. Além disso, proporciona um excelente ambiente de troca de ideias e experiências sobre procedimentos entre acadêmicos e profissionais da área.
De acordo com a enfermeira Ana Carolina Floriano, o espaço de integração entre estudantes e profissionais é muito válido. “Nós podemos observar que esse projeto tem gerado muitos frutos, tendo em vista que o GREC é objeto de estudo para diversas pesquisas científicas”.
Outra ação já realizada pelo projeto foi o mapeamento das lesões de maior prevalência no ambiente hospitalar, sobretudo no Hospital São Marcos, que é o campo de estudo do grupo. A prática teve a finalidade de entender a fisiologia das lesões, determinando estratégias de prevenção e tratamento embasadas em evidências científicas.
Agora, o grupo segue para a análise e validação dos protocolos de atendimento realizados em conjunto.