O GREC - Grupo de Estudos de Curativos do Hospital São Marcos realiza, durante toda esta semana, a 1ª Campanha de Prevenção de Úlcera por Pressão. O objetivo é oferecer informações para equipe de enfermagem sobre as medidas preventivas a serem adotadas com os pacientes acamados e implantar protocolo de prevenção de feridas de decúbito.
Para a realização do trabalho, os profissionais que compõe o GREC foram divididos em dois grupos responsáveis por mapear a situação dos pacientes das unidades de internação e das quatro UTI´s do Hospital. Após o monitoramento, as equipes definiram as intervenções adequadas para prevenção de lesões, além de tratar as que porventura já existirem.
De acordo com a enfermeira Elza Mayara, o grupo existe há quase três anos e é composto por enfermeiros, mas conta com a participação de uma equipe multiprofissional que atua em conjunto no processo de atendimento ao paciente.
O grupo se reúne semanalmente (toda terça-feira) para estudar e avaliar novos procedimentos, traçando estratégias para capacitação da equipe e divulgação do conhecimento adquirido. O GREC do Hospital São Marcos é pioneiro na realização desse trabalho no Piauí, sendo referência para outros hospitais e pesquisas científicas na área.
A missão do Grupo de Estudos de Curativos é acompanhar sistematicamente os pacientes e evitar complicações decorrentes de um longo período de internação. Durante todo o trabalho desenvolvido, já se pode perceber uma diminuição no tempo de internação de vários pacientes, além da prevenção de muitas lesões. O grupo realiza ainda um importante trabalho de atendimento ambulatorial, onde os pacientes, mesmo depois de já terem recebido alta, continuam tendo acompanhamento regular.
Para a enfermeira Ana Carolina, Presidente do GREC, o grupo tem o objetivo de estudar, se aperfeiçoar na área e compartilhar o conhecimento com outros profissionais (especificamente os enfermeiros) a fim de capacitá-los sobre a melhor maneira de evitar que os pacientes desenvolvam lesões.
O grupo capacita também, para uso adequado das coberturas especiais para tratamento de feridas existentes no mercado. O trabalho do GREC, segundo a enfermeira Ana Carolina, tem grande aceitação dentro do Hospital e é objeto de estudo para vários estudantes de Universidades e Faculdades da capital.