Os serviços de Hemodinâmica do Hospital São Marcos tiveram início em 16 de janeiro de 1990. De lá pra cá, vários avanços foram verificados no setor. Sobretudo no que diz respeito ao uso de tecnologia de última geração.
O Hospital São Marcos sai na frente e trabalha atualmente, com uma máquina que permite mais precisão nos procedimentos. Única no Piauí, a Artis Zee Floor, da Siemens, garante ao paciente mais segurança nos procedimentos.
De acordo com o cardiologista Dr. Antenor Portela, chefe da Hemodinâmica, a equipe é formada por 4 cardiologistas, 4 neurocirurgiões, 3 cirurgiões vasculares, 2 enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnicos de radiologia. Segundo o médico, desde o início dos trabalhos deste setor, já foram realizados 21.122 procedimentos.
Os procedimentos realizados na Hemodinâmica do hospital são: diagnósticos e intervenções no coração, cérebro, vísceras e extremidades. Segundo o médico Antenor Portela, a Hemodinâmica do Hospital São Marcos é pioneira na maioria dos procedimentos intervencionistas e parte agora para um grande passo: o implante transcateter de valva aórtica, que foi tema de um trabalho publicado pelo Cardiologista, no jornal da Sociedade Brasileira de cardiologia do Piauí.
*Confira o artigo sobre "O Implante Transcateter de Valva Aórtica, do médico Antenor Portela, publicado logo acima.