As maiores vítimas do vírus HPV (Papilomavírus Humano) sem dúvida são as mulheres, devido à ameaça do câncer de colo do útero. No entanto, os homens também devem se proteger, pois o vírus é transmitido principalmente através de relações sexuais, que pode causar câncer e verrugas genitais.
No caso deles, o vírus pode causar câncer na orofaringe – boca, faringe e amígdalas - ânus e pênis, além de contribuir na formação de verrugas genitais. Na Associação Piauiense de Combate ao Câncer – Hospital São Marcos, a vacinação contra o vírus é uma medida de prevenção que não traz apenas benefícios individuais, mas também coletivos, já que uma vez imunizado, ele também protege parceiras (os).
O enorme progresso na pesquisa do papel carcinogênico do HPV em câncer de colo uterino levou ao desenvolvimento de vacinas que são capazes de proteger contra os principais vírus causadores de câncer e de doenças benignas bastante frequentes como as verrugas genitais. Testadas e aprovadas, foram rapidamente adotadas e meninas passaram a ser vacinadas em quase todos os países do mundo. As mulheres estão protegidas. E os homens, por que não vaciná-los?
Dados epidemiológicos evidenciam que o HPV é a causa dos novos cânceres de cabeça e pescoço nos homens que podem ocorrer em qualquer faixa etária. São tumores que causam poucos sintomas locais e metástases muito frequentemente, mas que felizmente, apesar da agressividade, respondem melhor ao tratamento do que em pacientes com tumores induzidos por tabaco. Mas estima-se que em poucos anos o número de casos de tumores associados ao HPV vá superar os relacionados ao tabaco.
Engana-se quem pensa que estando às mulheres protegidas, os homens também estão. Homens podem ter atividade sexual com mulheres não protegidas, assim como pode haver relação homossexual e também contaminação pelo HPV sem relação sexual. O investimento em vacinação é seguro, pois poupam vidas, sofrimento e gastos com a saúde.
SOBRE A VACINA DO HPV
A vacina contra o HPV, ou papiloma vírus humano, é dada em forma de injeção para prevenir doenças causadas por este vírus, como lesões pré-cancerosas, câncer do colo do útero, vulva e vagina, ânus e verrugas genitais. Esta vacina pode ser adquirida no Centro de Imunização - São Marcos Vacinas.
A vacina contra o HPV pode ser feita a partir dos 9 anos de idade e ainda pode ser ministradas em pessoas que fazem tratamento ou já tiveram infecção pelo HPV, pois ela pode proteger contra outros tipos de vírus, e prevenir a formação de novas verrugas genitais e risco de câncer. Após tomar a vacina o corpo produz os anticorpos necessários para combater o vírus e assim, caso a pessoa seja infectada, ela não desenvolve a doença.
A vacinação pode ajudar a prevenir a infeção pelo HPV e o câncer, mas não é indicada para tratar a doença. Por isso é importante usar o preservativo em todos os contatos íntimos e, além disso, homens e mulheres devem consultar seus médicos pelo menos uma vez por ano para realização de exames.
Para mais informações:
www.saomarcosvacinas.org
São Marcos Vacinas (86) 2106-8282
Assessoria de Comunicação (86) 99930 5336