Os cálculos urinários, ou litíase urinária ocorrem em 120 a 140 dos casos para cada grupo de 100.000 pessoas por ano e atinge mais freqüentemente adulto na faixa dos 30 40 anos.
Obesidade, desidratação, infecções urinárias com repetições, sedentarismo, anormalidades da anatomia do sistema urinário e distúrbios metabólicos (neste grupo listam-se problemas que levam a um acúmulo de cálcio, ácido úrico e outros elementos do organismo) são alguns fatores de risco dos cálculos urinários. Além disso, há uma predisposição familiar na formação dos cálculos urinários.
O tratamento mais moderno disponível para os casos de cálculo urinário que exigem intervenção é a cirurgia endoscópica com o uso do Holmium laser.E o Hospital São Marcos há três meses realiza cirurgias endoscópicas com usodessa ferramentautilizando o laser para a fragmentação dos cálculos urinários.
No procedimento, o médico introduz uma ótica flexível na uretra e através dela conduz o laser até o local em que se encontra o cálculo. Com o uso desa técnica, o cálculo é pulverizado e passa a ser facilmente expelido pela urina.
Segundo Dr. Giuliano Aita, urologista do Hospital São Marcos, a técnica permite uma visualização precisa é possível atingir apenas o cálculo, sem qualquer dano aos tecidos naturais vizinhos. O tempo de internação é em média 24 horas e a taxa de sucesso da cirurgia é de quase 100%.
Ainda segundo o médico, 40% dos pacientes com cálculos urinários apresentam recorrência do quadro num período de cinco anos. ”O importante é reduzir os fatores de risco. Iso significa tratar as infecções urinárias se este for o fator causal, combater a obesidade e o sedentarismo tratar os problemas metabólicos, se estiverem presente’`, alerta o urologista.
Além disso, vários outros cuidados podem evitar os cálculos urinários como: aumento da ingestão de líquidos, de modo a obter um volume de urina de 2litros/dia beber diariamente sucos cítricos diminuir o sal na dieta diminuir a ingestão de proteínas animais.
Com mais essa aquisição, o Hospital São Marcos firma-se como referência em tratamentos modernos para seus pacientes garantindo possibilidadescada vez maiores de cura.