Pensando no bem-estar de seus pacientes, o Hospital São Marcos ampliou o número de Unidades de Apoio de Quimioterapia. A partir de agora, são 41 leitos disponíveis aos pacientes que precisam do tratamento oncológico de curta duração. O funcionamento dos leitos ocorre no prédio do ambulatório de 07:00 às 17:00 diariamente, no mesmo espaço do Hospital Dia.
Segundo a enfermeira que coordena os novos leitos, Élida Pinheiro, antes dos pacientes serem encaminhados para as Unidades de Apoio é feita uma triagem na Enfermagem. “Isso é feito para identificar se o paciente está apto ou não para receber a quimioterapia, ou seja, são verificadas as condições clínicas dele”, explicou.
Nos novos leitos os pacientes têm, assim como os demais atendimentos do Hospital São Marcos, acesso a um cuidado interpessoal mais de perto dos profissionais da instituição. “Como nos novos leitos o fluxo é menor em relação aos demais podemos criar até mesmo um ambiente diferente ao paciente com um atendimento mais de perto”, afirmou a enfermeira Elida Pinheiro.
Nas Unidades de Apoio de Quimioterapia os pacientes permanecem de duas a três horas em tratamento. Uma média de 27 atendimentos diários é feitos nas unidades. Para a coordenadora do SUS no Hospital São Marcos, Rosélia Cardoso, a criação dos novos leitos é uma medida fundamental para a melhoria do atendimento aos pacientes oncológicos. “É um passo importante que o Hospital dá para otimizar o tratamento desses pacientes em um ambiente confortável e qualificado”, pontuou.