Lançado desde 2011, o Hospital São Marcos cada vez mais se aproxima da certificação da acreditação hospitalar. O diretor técnico, e coordenador do projeto Jefferson Campelo, nos concedeu uma entrevista para explicar melhor a respeito da acreditação.
1.O que significa acreditação hospitalar?
A acreditação Hospitalar é uma certificação para instituições de Saúde. É uma certificação mediante cumprimento de metas e regras que devem ser cumpridas e que envolvem não só os procedimentos hospitalares , mas a estrutura física, e a lojistica. É a busca da excelência.
A Acreditação é certificada pela Organização Nacional de Acreditação(ONA) e se sustenta em três níveis. O primeiro deles diz respeito à segurança, o segundo aos processos e o terceiro é o que garante a excelência dos serviços prestados pelo hospital.
2.Porque participar de um programa de acreditação?
O programa de acreditação é importante para melhorar cada vez mais a qualidade dos nossos serviços prestados.
3.Qual o foco principal de um processo de acreditação?
A excelência do atendimento. Garantir a segurança de atendimento, e proporcionar agilidade na resolução de problemas.
4.O Hospital enfrentou algum tipo de obstáculo na implementação do processo de acreditação?
Geralmente para toda mudança encontra-se uma resistência. Porem aqui no Hospital, não encontramos resistência porque explicamos para todos os colaboradores o conceito de acreditação para que todos abraçassem a causa.
5.Quais as expectativas do Hospital na conquista da certificação? E em quanto tempo o senhor acredita que o hospital poderá estar devidamente preparado?
Não tenho duvidas que ganharemos o certificado, porque preenchemos todos os pré-requisitos. Creio que até o meio do ano receberemos o certificado de acreditação hospitalar.
6.Quais os passos para se realizar a acreditação?
1. O diretor do hospital solicita a avaliação.
2. O planejamento da avaliação é feito “sob medida”, com base nas características do hospital.
3. Ocorre a primeira avaliação, quando é verificada a conformidade da estrutura, dos processos e dos resultados obtidos pelo hospital, comparados com padrões preestabelecidos.
4. Os avaliadores fornecem ao hospital um relatório de decisão preliminar, baseado em seus achados durante a avaliação. Esse relatório é enviado ao Comitê de Acreditação, que tem entre suas atribuições, a aprovação do relatório e a outorga da acreditação.
5. O ciclo de acreditação tem a duração de três anos – seis meses antes da data de seu término, a agência acreditadora notifica a instituição, com vistas à realização de nova avaliação para reacreditação e um novo ciclo tem início.
Conheça algumas das nossas políticas de acreditação já implantadas:
TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Recentemente o Hospital Implantou o plano de gerenciamento de resíduos do serviço de saúde com o objetivo de conscientizar a todos a importância e a necessidade do descarte correto dos resíduos visando prevenir e controlar os riscos ocupacionais, proteger o meio ambiente e atender as legislações vigentes.
TIME-OUT: Segurança para pacientes
O Time-Out é parte de um protocolo internacional de medidas pré-cirúrgicas para garantir a segurança do paciente e da equipe médica, como conferir nome e data de nascimento do paciente e marcar o lado do órgão que deverá ser operado. um tempo de espera em que o processo cirúrgico é confirmado, o que garante erro zero durante a cirurgia.
Implantação do Sistema PACS
Implantamos o sistema PACS (Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens) e prontuários eletrônico, possibilitando a consulta rápida, de todo o histórico e exames do cliente, gerando segurança e economia, reduzindo o gasto de papel e contribuindo com a sustentabilidade do planeta.
Investimentos em aparelhagem de ponta
O serviço de radiologia recebeu investimentos maciços. Adquirimos um moderno aparelho de ressonância magnética e o melhor tomógrafo digital do mundo, capaz de realizar as mais perfeitas reconstruções do corpo humano, inclusive exames das coronárias (substituindo o cateterismo cardíaco em muitas situações). Estas inovações permitem mais velocidade e diferença no atendimento, bem como melhor acuidade diagnóstica e disponibilidade imediata das imagens (PACS) ao corpo clínico em todas as dependências do hospital.
Criação de novas UTIS
Adquirimos recentemente uma UTI moderna, chamada “inteligente”, equipada com leitos elétricos (com balança que facilita o controle diário do peso e outros parâmetros), sistema de monitorização invasiva e não invasiva, respiradores, sempre com o melhor que a tecnologia oferece.
Criação de uma emergência de alta qualidade
Contamos com um excelente serviço de emergência, com corpo clínico altamente qualificado em todas as especialidades médicas e muito bem equipado com aparelhos de última geração .
Apresenta área integrada com UTI específica, sala de cateterismo cardíaco contígua (Hemodinâmica equipada com a melhor tecnologia disponível no momento), sala específica para politraumatismos , radiologia com tomografia dentro do pronto atendimento, assim como, elevador específico que dá acesso direto ao centro cirúrgico e demais UTIs, com integração total para a segurança do cliente, fundamental em situações de emergência.
Criação e implantação do procedimento operacionais de todos a setores do hospital, que contemplam todas as rotinas dos diversos serviços.