O Hospital São Marcos, cada vez mais aprimorando seu padrão de excelência, teve mais um trabalho realizado por seus profissionais, publicado em periódico de prestígio nacional, desta vez, na ultima edição da Revista Brasileira de Ortopedia (R.B.O).
Com o título: avaliação de fatores prognósticos e sobrevida em pacientes com osteossarcoma atendidos em um hospital filantrópico em Teresina, os médicos ortopedistas Marcelo Barbosa Ribeiro e José Augusto Sá Lopes, juntamente, com os acadêmicos de medicina Fernanda Râmyza de Sousa Jadão e Lailton de Sousa Lima, realizaram a pesquisa com base em quadro clínico e todos os aspectos histopatológicos de pacientes portadores de osteossarcoma. Dentre todas as formas de neoplasias, em geral, tumores ósseos primários constituem 3% a 4% de todos os casos.
Neoplasia ocupa o segundo lugar entre as taxas de mortalidade do Brasil, atrás apenas de doenças do aparelho circulatório, o que, portanto, faz com que o câncer seja, realmente, um importante problema de saúde pública.