O Hospital São Marcos vem reforçando seu compromisso com a sociedade e realiza a primeira Campanha de Doação de Sangue de 2011 em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (HEMOPI).
A campanha teve início na manhã desta quarta-feira (09) e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da doação sanguínea e que deve ser um ato contínuo. Para a supervisora de coleta externa do HEMOPI, Hortência Rocha, doar sangue é um ato de cidadania e pode salvar até quatro vidas.
Para doar sangue é simples e fácil. O doador precisa ter entre 18 e 65 anos, peso a partir de 50 kg, apresentar documento original com foto, estar saudável, ter dormido no mínimo 6h antes da doação e não ter ingerido bebida alcoólica.
A funcionária do banco de sangue do hospital, Solange Soares, já se considerada doadora de carteirinha e sabe da necessidade da doação por viver isso no seu dia-a-dia. “Sei o quanto uma bolsa de sangue faz falta e a doação traz benefício tanto para quem recebe como também para quem doa”, afirmou. Após a doação de sangue são feitos vários exames para detectar algumas doenças como a AIDS, Doença de Chagas, Hepatite e outras patologias.
As doações estão acontecendo no consultório 1/ Ala C/ térreo no Ambulatório do Hospital São Marcos e seguem até amanhã (10).