O Hospital São Marcos também entrou na campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), a instituição vacinou os trabalhadores de saúde que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e pronto-atendimento, além de funcionários acima de 60 anos.
A vacinação teve como objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e internações decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, com elevada transmissibilidade por meio de secreção pelas vias orais da pessoa contaminada. A maioria das pessoas infectadas se recupera no período de uma a duas semanas, mas em crianças e idosos, a infecção pode se transformar em formas mais graves, como pneumonia.
De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha em todo o Brasil vai até o dia 25 de maio e pretende vacinar 24,1 milhões de pessoas, ou seja, 80% do público alvo: pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e povos indígenas que devem procurar um dos postos de vacinação mais próximo de casa ou trabalho para ser imunizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
EFICÁCIA DA VACINA – Estudos apontam que a campanha anual de vacinação contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos imunizados, quebrando, por consequência, a cadeia de transmissão para a população em geral.
Em 2011, foram imunizadas 25,1 milhões de pessoas, o que representou 84,1% do público total de 29,9 milhões. Resultado da imunização, já em 2011, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1 – foram 53 óbitos, contra 148 no ano anterior. Já o número de casos graves notificados teve redução de 44% - de 9.383 para 5.230.