Visando a melhoria contínua de seus processos internos e sempre buscando alternativas que proporcionem benefícios aos pacientes, o Hospital São Marcos implantou recentemente, a sistemática de rastreabilidade através da tecnologia Datamatrix, que substitui o código de barras através de um novo código bidimensional impresso no rótulo que auxilia o controle da cadeia logística. Através de leitores óticos, o código é reconhecido e com isso é possível saber informações precisas sobre o produto em sistema com informações de fabricação.
Confira a entrevista concedida pelo diretor técnico do Hospital São Marcos, Dr.Jefferson Campelo á revista Datamatrix:
A Farmácia Central do Hospital São Marcos trabalha desde 2003 com o Sistema de Distribuição de Medicamentos por Dose Unitária (SDMDU), ou seja, dose certa para o paciente certo na hora certa. Neste sistema as doses dos medicamentos são preparadas dentro da farmácia em áreas específicas e nas capelas de fluxo laminares e logo enviados aos pacientes.
Visando aprimorar a segurança do paciente, reduzir custos e assegurar uma melhor gestão do inventário, recentemente, investiu na melhoria do processo de rastreabilidade dos medicamentos em suas unidades com o Sistema de Código Bidimensional Datamatrix que permite que todos os medicamentos sejam identificados com lote, validade, laboratório fabricante e apresentação do produto, facilitando a conferência dos itens dispensados conforme a prescrição médica. Na prática, significa redução de custos, rapidez, segurança e melhoria no fluxo dos medicamentos, com controle absoluto desde a chegada no hospital até a administração final em cada paciente.
Onde foram previstas as melhorias?
As melhorias previstas na logística da cadeia de suprimentos envolvem mudanças, principalmente no processo de rastreabilidade dos medicamentos dentro da Instituição, desde a aquisição até a administração para o paciente, e assim, ser capaz de recuperar todo o histórico de administração e localização através de tecnologias combinadas incluindo o código de barras, garantindo , acima de tudo, a qualidade, segurança e controle de estoques.
Qual foi o investimento do hospital para a realização/implantação do projeto?
Os investimentos ficaram em torno de noventa mil reais, incluindo a compra de vários equipamentos como as leitoras de códigos de barras bidimensionais, impressoras, coletoras dos dados, além de toda uma adaptação do sistema informatizado de estoque já existente, a fim de compilar todos os dados para adequação do processo de rastreabilidade.
Quais foram as adaptações necessárias para a implementação desta tecnologia?
O primeiro passo foi a escolha dos equipamentos necessários, como leitores de dados bidimensionais, impressoras e software para impressão dos códigos Datamatrix, em seguida a equipe de TI desenvolveu uma nova funcionalidade capaz de aperfeiçoar a conferência e a dispensação dos medicamentos, tanto para o abastecimento das farmácias satélites como para a dispensação ao paciente.
Tudo para oferecer segurança ao processo, oferecendo rastreabilidade e evitando a entrega de medicamento com prazo de validade expirado ou lote comprometido por agências reguladoras de erros na cadeia de medicamentos.
O Hospital São Marcos é referência no tratamento do câncer. Quais aspectos positivos essa tecnologia trouxe para o atendimento aos pacientes?
O processo de rastreabilidade funciona de forma integrada, contemplando informações desde a nota fiscal dos produtos até a prescrição médica. Como aspecto positivo, podemos citar o fato do sistema não permitir que os funcionários da farmácia dispensem os medicamentos em lote, ou seja, sem a leitura individual do código do produto. Isto permitiu um melhor processo na distribuição de medicamentos nas farmácias satélites como: agilidade no processo de dispensação, com baixa de estoque on line , conferência do item dispensado de acordo com o prescrito, histórico do lote do medicamento desde o recebimento ao momento em que é utilizado pelos pacientes, garantindo a dispensação do medicamento em condição de uso, havendo bloqueio de dispensação de lotes vencidos via sistema.
Em sua opinião, qual a importância de possuir um sistema que garanta a rastreabilidade de medicamentos?
O sistema de rastreabilidade contribui também para minimização das falhas no processo de administração de medicamentos. Por meio do rastreamento é possível, por exemplo, verificar para quais pacientes determinados lotes de produtos foram encaminhados, assim como monitorar o recolhimento destes. Com esse controle, é viável que se faça também todo o rastreamento do processo de medicação desde a entrada, separação e entrega à equipe de enfermagem com informações de produtos, ações e períodos envolvidos no processo.
Quais outros s benefícios esta t e c n o l o g i a proporciona às instituições hospitalares?
Os principais benefícios são a redução de custos e de tempo de trabalho, porém, o mais importante a ser considerado é a segurança para o paciente, que mesmo sendo difícil de ser mensurada é a principal missão do Hospital São Marcos. Com a automação do processo de dispensação através da utilização da tecnologia Datamatrix a probabilidade de erros de medicação acontecerem é reduzida, pois não existe mais a intervenção humana nas informações do medicamento, desde a sua entrada na instituição até a dispensação.
Qual a previsão da instituição recuperar valor investido?
Com o envolvimento de todos os funcionários escalados neste processo e o trabalho desenvolvido com a implementação desta tecnologia, praticamente todo o valor investido já foi recuperado, visto que agora temos rastreabilidade de todos os medicamentos que circulam dentro da instituição e, desta forma, controle total de todos os produtos, tendo se observado uma redução efetiva do desperdício de medicamento dentro da instituição.