Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida - Hospital São Marcos adquiriu um microscópio cirúrgico de alta precisão e com tecnologia de ponta. O novo equipamento, de alta precisão e profundidade de alcance, permite realizar cirurgias neurológicas complexas, abordando as mais diferentes lesões, sem prejudicar tecidos saudáveis, preservando ao máximo a funcionalidade dos pacientes.
A aquisição aconteceu através de projeto idealizado pelo Prof. Dr. Nazareno Pearce Brito, “O primeiro paciente agraciado com o uso do equipamento foi um homem de 50 anos, que sofria com um Glioma, uma espécie de tumor maligno cerebral. A cirurgia teve duração de quatro horas e o tumor foi removido com sucesso”, informa o neurocirurgião, que também é Chefe do Serviço de Residência em
Neurocirurgia do HSM - referência no Nordeste e no Brasil na formação de novos neurocirurgiões.
Segundo o médico, a nova tecnologia do microscópio Leica M530 OHX, com filtro F400 e utilização do contraste 5-ALA, auxilia na investigação, retirada de fragmentos e resíduos tumorais. “Por conta da lesão provocada pelo Glioma, há dois meses, o paciente teve perda lateral do campo visual. Por meio da microcirurgia, foi feita uma ressecção desse tumor”, pontua.
Mais um grande avanço tecnológico que o Hospital São Marcos passa a oferecer aos pacientes. A utilização deste tipo de tecnologia evita diversas complicações nas cirurgias e promove uma recuperação pós-cirúrgica mais rápida.
*Projeto do PRONON/MS – Melhoria da Qualidade dos Procedimentos de Neurocirurgia dos Pacientes Atendidos através do Sistema Único de Saúde (SUS) na Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida – Hospital São Marcos, NUP 25000.009638/2018-74.
Por Valéria Noronha