Na terça-feira, 24, diretores da Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida - mantenedora do Hospital São Marcos (APCC/HSM), estiveram reunidos com a equipe da Secretaria de Estado da Saúde, com objetivo de compartilhamento das ações estratégicas do combate à Covid-19. Oportunidade em que foi formalizada a integração do HSM - O Hospital São Marcos passa a integrar o Comitê de Operações de Emergência (COE).
“Recebemos o convite do secretário Florentino Neto, para fazer parte do COE e prontamente atendemos”, informa o diretor de Práticas Médicas do HSM, Marcelo Martins. “O Hospital São Marcos nunca se furtou a ajudar a população piauiense nesses mais de 65 anos de luta contra o câncer. E agora, caso a rede estadual fique saturada, o hospital está pronto para tentar ajudar no combate à Covid-19”, completa.
O COE, além do Hospital São Marcos, é composto pelo Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, Hospital Getúlio Vargas, Hospital Infantil e Hospital da Polícia Militar. “O São Marcos criou uma estrutura com 20 leitos de UTI e 30 leitos de isolamentos para atender os pacientes infectados pelo coronavírus”, explica o médico Marcelo Martins.
Em contrapartida, a SESAPI fornecerá, em até 15 dias, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais de saúde que estão na linha de frente desse trabalho dentro do hospital. "Além disso, o São Marcos tem recursos garantidos pela Secretaria oriundos das emendas parlamentares de deputados estaduais, os quais nós vamos trabalhar para a liberação”, afirma o secretário de Saúde, Florentino Neto.
Destinaram emendas parlamentares contra à Covid-19, os deputados estaduais: Flávio Nogueira Júnior, Nerinho, Wilson Brandão, Fábio Xavier, Firmino Paulo, Coronel Carlos Augusto, Severo Eulálio, Júlio Arcoverde, Dr. Hélio, Miguel Borges Oliveira Neto, Flora Isabel, Georgiano Neto e Zé Santana.
Participaram da reunião, também o diretor Financeiro do HSM, George Paiva, a assessora Jurídica Maria Christina Melo e o superintendente de Alta Complexidade da SESAPI, Alderico Tavares.
Mais informações
Assessoria de Imprensa – 86 99437 3913
....