Durante toda a semana, o Hospital São Marcos sedia mais um ciclo de palestras no ambulatório. Na manhã de hoje (09), o tema discutido foi a voz. A palestra, ministrada pelo fonoaudiólogo Dr. Cláudio Correia Lima, contemplou o que é mito e verdade para preservar a saúde da voz e chamou a atenção para os cuidados básicos que devemos ter para manter a garganta em bom estado.
Na oportunidade, o Fonoaudiólogo enfatizou que quanto mais cedo um paciente for diagnosticado, mais chances ele tem de preservar a boa saúde da voz, evitando problemas mais sérios, como por exemplo, o câncer de laringe que tem muita incidência no Brasil e é desenvolvido muitas vezes, por meio de uma simples rouquidão que perdura por mais de duas semanas.
A voz é produzida a partir do ar que saí dos pulmões, passa pela laringe, onde estão localizadas as pregas vocais, as mesmas no momento da expiração, aproximam-se e vibram, produzindo assim o som. Este som, que de início é baixo e fraco, será amplificado pelas cavidades de ressonância (que são a faringe, boca e nariz). Após amplificado, o som será articulado na cavidade oral , por meio dos lábios, bochechas, língua, palato e mandíbula.
Veja abaixo o que é preciso para manter a higiene vocal:
ü Beba água, regularmente, em temperatura ambiente, em pequenos goles. A água hidrata as pregas vocais;
ü Mantenha uma alimentação saudável e regular. Evite achocolatados e derivados do leite, principalmente quando for utilizar a voz como instrumento de trabalho, pois estes aumentam a secreção do trato vocal;
ü Evite café, bebidas gasosas e cigarro. Eles irritam a laringe. Além disso, o cigarro aumenta consideravelmente a chance de câncer de laringe e pulmão;
ü Coma uma maçã – ela é adstringente, ou seja, limpa o trato vocal e sua mastigação exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras.
ü Na hora de acordar e levantar da cama espreguice e faça alongamentos para relaxar;
ü Durante o banho, deixe a água quente cair nos ombros, fazendo movimentos de rotação com a cabeça e ombros. Isso ajuda a diminuir a tensão do dia a dia;
ü Enquanto estiver falando, mantenha a postura do corpo sempre reta, no eixo, porém relaxada, principalmente a cabeça;
ü Utilize alguns horários do seu dia para descansar e relaxar, tentando poupar a sua voz;
ü Quando você estiver com uma rouquidão por mais de 15 dias, procure um otorrinolaringologista ou um profissional de fonoaudiologia.
As palestras seguem até quinta- feira e contemplarão temas como: Noções Básicas em Enfermagem, Tabagismo e Sinusite.