De 16 a 20 de maio, o Hospital São Marcos sediará o curso de Noções Básicas em Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde. O curso é uma promoção da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH e acontecerá em alusão ao dia nacional de controle de infecção hospitalar, 15 de Maio.
O curso debaterá temáticas atuais a respeito do controle de infecção hospitalar, como por exemplo, o Controle de Disseminação de Germes Multirresistentes, tema de uma mesa redonda e assunto bastante discutido mundialmente. Na oportunidade, será exposta a forma como o CCIH do Hospital São Marcos agiu no controle de germes multirresistentes, tornando-se referência para outros hospitais.
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH existe desde março de 1987, por iniciativa do Dr. Alcenor Almeida e conta com a colaboração de um grupo multiprofissional como médicos, enfermeiros, microbiologista, entre outros.
O trabalho da comissão é feito “in loco”, realizando palestras educativas em diversos setores do hospital. “Desde o ano passado, nós começamos um trabalho de higienização das mãos. Fomos as UTI´s e treinamos quase 100% dos profissionais”, informa a enfermeira Soraia Martins, membro do CCIH.
A CCIH é uma comissão atuante e é referência para outros serviços do hospital. Segundo a enfermeira Nataniella Figueiredo, que faz parte da CCIH, o trabalho desenvolvido pela comissão é tema de estudo não apenas no Piauí. Profissionais do Pará e Maranhão, por exemplo, já visitaram o hospital para conhecer detalhes do que é feito pelo grupo.
O curso de Noções Básicas em Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde é voltado para os enfermeiros e acontecerá no Auditório do Hospital São Marcos. Segundo a enfermeira Nataniella Figueiredo, o curso está sendo planejado desde o ano passado. E conta com a participação de profissionais de diversas áreas.
As inscrições para o evento são gratuitas e estão sendo realizadas no centro de pesquisa do Hospital São Marcos.