O Hospital São Marcos, sempre reforçando seu compromisso com a sociedade, deu inicio a Terceira Campanha de Doação de Sangue em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (HEMOPI).
Para dar inicio a campanha, a supervisora do HEMOPI, Suzane Rocha, ministrou ontem (18) uma palestra sobre a importância da doação de sangue:
"É importante que as pessoas tenham consciência de doarem voluntariamente. O doador voluntário é aquele que doa sem saber para quem está doando, mas sabe que o seu sangue será bem aproveitado. Ademais, ser doador não custa nada e não traz mal nenhum, além de salvar vidas."
Entenda o processo de doação:
1. Quem pretende ser um voluntário deve se dirigir a um hemocentro, ou ao Hospital São Marcos, dia 22, munido de documento de identificação e ciente de todos os requisitos e os impedimentos, temporários e definitivos, para a realização do processo. No local de doação, é preenchido um cadastro pessoal.
2. São realizadas triagens clínicas e hematológicas para checar a pressão arterial, os batimentos cardíacos, o peso, a temperatura corporal e até mesmo a quantidade de hemácias no volume total de sangue, determinando ou não a anemia. Para isso, basta um furinho no dedo e uma gota do líquido. Em caso positivo, o indivíduo não estará apto a doar. Em uma entrevista, analisam-se antecedentes patológicos e fatores de risco que impedem o procedimento.
3. O passo seguinte é a coleta de sangue e de amostras para tipagem e sorologias. Essa etapa compreende a própria doação e os testes para doenças infecciosas que possam causar riscos ao receptor.