O Serviço de Educação Permanente do Hospital São Marcos tem seu trabalho focado em solucionar problemas do serviço de enfermagem utilizando práticas educativas. E, um dos problemas identificado, durante a assistência de enfermagem, foi o uso inadequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e a técnica de higienização das mãos.
Então, usou-se a estratégia da Campanha Educativa Interna, em que a Educação Permanente faz orientações in loco, ou seja, leva a informação no local de trabalho dos técnicos em enfermagem, utilizando vários artifícios, como banner, utensílios para dinâmicas, folder, camisetas, bonecos, entre outros.
Esta semana, iniciou-se a III Campanha de Precaução Padrão, na qual um grupo de enfermeiros orientados pela Educação Permanente, e com apoio e participação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), estão nos setores em que há serviço de enfermagem, fazendo orientações sobre as principais medidas de prevenção de infecção/contaminação dos pacientes e dos funcionários que atuam diretamente na assistência ao cliente.
A metodologia desta campanha foi intervencionista, pois os instrutores avaliam a realização de procedimentos de enfermagem, preenchem uma ficha própria e reúnem a equipe para discutir a utilização correta dos EPIs e a higienização das mãos, ressaltando a importância destas técnicas para o paciente e para o colaborador.
A campanha acontecerá do dia 25 a 27 de abril do ano corrente, em todos os setores de enfermagem e nos três turnos.