Como forma de conscientizar os funcionários para evitar o desperdício de alimentos, o Hospital São Marcos, realiza a II campanha desperdício zero. As atividades começaram hoje(13) e seguem até a próxima sexta-feira(25).
Durante os trabalhos, profissionais da área de nutrição do Hospital São Marcos, juntamente a estagiários da Universidade Federal do Piauí, entregam folhetos explicativos e informam aos funcionários a porção adequada para uma boa alimentação, evitando desperdícios.
De acordo com a Gerente de Nutrição Izabella Freitas, desde a primeira edição da campanha, já se pode observar uma significativa redução no desperdício de alimentos. Segundo ela, a campanha é bem aceita pelos funcionários do hospital, que aos poucos tem entendido a importância de se alimentar pela qualidade e não quantidade.
Durante todos os dias da campanha, os restos de alimentos são pesados ao final do almoço(aproximadamente às 14h) e a equipe avalia o grau de desperdício. O resultado serve para balizar próximas atividades e novas formas de conscientização.
· Planeje as compras verificando o que já tem em casa (faça uma lista), opte pelo essencial e procure fazer as compras após as refeições.
· Compre verduras, legumes e frutas semanalmente. Não se importe com pequenas imperfeições destes alimentos.
· Adquira alimentos na quantidade de consumo da sua família. Não compre alface, cenoura e outros alimentos para ficarem esquecidos e velhos na gaveta da geladeira.
· Coma primeiro as frutas mais maduras e prepare salada de frutas, vitaminas, aproveitando os alimentos disponíveis com criatividade.
· No preparo, procure aproveitar integralmente os alimentos, sempre que possível. Cascas de abacaxi viram suco, talos de verduras enriquecem tortas, sopas, arroz, risotos, etc.
· Procure colocar no prato somente o que pretende comer. Repita se necessário.
· Prefira produtos da estação, são mais baratos e saborosos. Procure comprar produtos da região. Isto ajuda a diminuir as perdas causadas pelo transporte da mercadoria.