O cuidado com feridas é de grande importância para equipe de saúde, por isso há uma preocupação por parte dos profissionais quanto a melhores práticas e utilização de protocolos para a prevenção e tratamento de feridas, proporcionando o cuidado integral de qualidade ao Cliente.
O Hospital São Marcos foi a primeira instituição no Piauí a trabalhar com protocolos baseados em evidências, como resultado de uma parceria com o Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) como fruto de uma ação do projeto de extensão financiado (2010) intitulado "Promoção Integral do Cuidado a Pacientes com Feridas: protocolos assistenciais e evidências clínicas". Dando continuidade as atividades dessa valiosa parceria, o referido protocolo encontra-se em fase de atualização e a realização da oficina, configura-se na estratégia da capacitação de profissionais de saúde para operacionalização do instrumento para pacientes acometidos por feridas operatórias, feridas oncológicas, queimaduras, úlceras vasculogências, queimaduras e úlceras por pressão.
O evento foi conduzido por acadêmicos de enfermagem, medicina, mestrandos e docentes do Departamento de Enfermagem da UFPI. Participaram do evento os enfermeiros do Grupo de Curativos do Hospital São Marcos, além de enfermeiros convidados da Fundação Municipal de Saúde. Carga Horária de 40 horas, aconteceu durante 5 quintas-feiras subsequentes nos horários de encontro semanal do Grupo de Estudos de Curativos, com encerramento em 20 de novembro de 2014. A oficina foi muito bem avaliado, por todos os pacientes, que se sentem mais preparados para uma prática clinica embasada em evidências cientificas, visando a segurança do paciente.