A cirurgia cardíaca não é para todos e em torno de 30% dos pacientes que necessitam da cirurgia, essa não é uma opção devido a idade muito avançada ou estarem muito enfermos para suportarem esta cirurgia de grande porte.
Uma paciente internada com insuficiência cardíaca descompensada, impossibilitada de ir ao banheiro por falta de ar, devido a estenose crítica da valva aórtica. Ela já havia sido submetida a duas cirurgias prévias, e não suportaria uma terceira para trocar a valva aórtica, devido a outras comorbidades.
No dia 25/08/2012 a paciente foi submetida ao primeiro implante transcateter de uma valva Edwards Sapien XT 23mm. Segundo os fabricantes da prótese, esta foi a primeira implantada nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.
O implante transcateter consiste em substituir a valva defeituosa pela inserção de uma substituta colocada através de um cateter – um tubo de plástico flexível colocado através de um vaso sanguíneo calibroso. Este procedimento é muito menos invasivo do que a cirurgia de troca valvar convencional.
O procedimento foi realizado percutaneamente pela artéria femoral direita. Os primeiros dias de recuperação foram muito turbulentos, pois a paciente já encontrava-se em estado grave anteriormente.Porém, a paciente entrou em franca recuperação, com estabilização clínica progressiva. Atualmente está de volta plena às suas atividades de trabalho e publicando em sua página do facebook:" feeling good".
Em 2002, o professor Alain Cribier implantou a primeira destas valvas transcateter em seres humanos, em Rouen, na França. Perguntado recentemente sobre o futuro da técnica, ele afirmou que em 10 anos este procedimento será oferecido para a maioria dos pacientes com estenose aórtica.