Com o tema “Noções básicas em prevenção e controle de infecção em serviços de saúde”, o Hospital São Marcos realiza desde segunda-feira uma série de palestras para lembrar o dia nacional de Controle em Infecção, 15 de abril.
O curso é importante porque debate como cada profissional de saúde pode atuar em sua área específica, a fim de prevenir infecções. O evento contou com a participação de profissionais de diversas áreas, como enfermeiros, médicos, dentistas, entre outros. O objetivo era trocar experiências e compartilhar resultados de ações eficazes, com o exemplo de muitos procedimentos realizados pela CCIH – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital São Marcos.
De acordo com a enfermeira Nataniella Figueiredo, o curso é sucesso de público e debate temas de grande relevância para o ambiente hospitalar. Segundo ela, uma das mesas-redondas mais interessantes, discutiu o Controle de Disseminação de Germes Multirresistentes e expôs procedimentos adotados pelo Hospital São Marcos para sanar o problema.
O curso, segundo os organizadores, tem a finalidade de educar. Mostrar que atos simples como por exemplo, lavar as mãos, podem prevenir diversas infecções. O encerramento do evento acontece hoje (20), e uma das palestras discutirá “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos na Prevenção de Infecções”.