O Hospital São Marcos mais uma vez sai na frente e lança Projeto de Acreditação Hospitalar. Trata-se de um método de avaliação voluntário, periódico e reservado dos recursos institucionais de cada hospital para garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. Não é uma forma de fiscalização, mas um programa de educação permanente.
A Acreditação é certificada pela Organização Nacional de Acreditação(ONA) e se sustenta em três níveis. O primeiro deles diz respeito à segurança, o segundo aos processos e o terceiro é o que garante a excelência dos serviços prestados pelo hospital.
A ideia de buscar a Acreditação Hospitalar partiu do diretor presidente do Hospital São Marcos, Dr. Alcenor Barbosa de Almeida. A iniciativa é pioneira no Piauí. “Não adianta ter qualidade na estrutura física, equipamentos de ponta, bons profissionais, se você não tiver uma certificação de que seu trabalho é bom”, informa o diretor técnico do Hospital São Marcos, Dr. Jefferson Campelo que coordena o Projeto de Acreditação do hospital.
Através da Acreditação Hospitalar, a instituição de saúde tem a possibilidade de realizar um diagnóstico objetivo acerca do desempenho de seus processos, incluindo as atividades de cuidado direto ao paciente e as de natureza administrativa. “A Acreditação leva à melhoria da qualidade com segurança. Esse é o ganho”, esclareceu o Dr. Jefferson Campelo.
A partir deste diagnóstico e com o desenvolvimento do processo de educação, de acordo com o Manual de Padrões de Acreditação Hospitalar, é possível discutir, criteriosamente, os achados da avaliação e desenvolver um plano de ação capaz de promover a efetiva melhoria do desempenho da instituição, abrangendo todos os seus serviços e segmentos existentes. “Quando você implanta a Acreditação, todos saem ganhando. O paciente ganha em segurança e qualidade; o profissional tem o currículo supervalorizado, e a instituição, cria uma consciência de que precisa melhorar sempre. A Acreditação não é um processo passageiro. Ela é permanente”, informou o diretor médico do Hospital São Marcos, Dr. Pádua Filho.
Passo a passo da Acreditação Hospitalar
1. O diretor do hospital solicita a avaliação.
2. O planejamento da avaliação é feito “sob medida”, com base nas características do hospital.
3. Ocorre a primeira avaliação, quando é verificada a conformidade da estrutura, dos processos e dos resultados obtidos pelo hospital, comparados com padrões preestabelecidos.
4. Os avaliadores fornecem ao hospital um relatório de decisão preliminar, baseado em seus achados durante a avaliação. Esse relatório é enviado ao Comitê de Acreditação, que tem entre suas atribuições, a aprovação do relatório e a outorga da acreditação.
5. O ciclo de acreditação tem a duração de três anos – seis meses antes da data de seu término, a agência acreditadora notifica a instituição, com vistas à realização de nova avaliação para reacreditação e um novo ciclo tem início.
*Legendas:
foto 1 - Diretor Médico do Hospital São Marcos, Dr. Pádua Filho, um dos coordenadores do Projeto Acreditação
foto 2 - Diretor Técnico do Hospital São Marcos, Dr. Jefferson Campelo que coordena o Projeto de Acreditação