A infecção é a principal causa de morte em crianças e adolescentes com câncer em tratamento com quimioterapia no mundo. O sinal mais importante desta intercorrência é a febre, que geralmente vem acompanhada da queda dos neutrófilos (células de defesa) no sangue, sendo esta associação denominada de neutropenia febril.
Para acelerar o tratamento dos pacientes nesta condição nasceu o Projeto Hora Dourada - uma colaboração internacional entre o Institute for Healthcare Improvement, St. Jude Children’s Research Hospital e mais 85 hospitais na América Latina, dentre eles, o Hospital São Marcos, de Teresina - Piauí.
O objetivo do programa nasceu para reduzir a mortalidade de crianças e adolescentes em tratamento oncológico no mundo. “A aplicação da primeira dose do antibiótico venoso, em menos de 60 minutos, em pacientes que chegam ao hospital com febre, ou que apresentam durante o período de espera, temperatura igual ou superior a 37.8ºC, salva vidas”, informa a oncologista pediátrica, Drª. Gildene Alves.
“Todas as equipes da Pediatria do Hospital São Marcos aderiram ao protocolo e isto teve um impacto significativo. Constatamos que o índice de óbito dos nossos pacientes diminuiu e o índice de pacientes que necessitou de UTI com sepse também. Assim como também diminuiu o índice de infecção grave. Isto significa uma diminuição no tempo de internação e de permanência hospitalar das crianças, o que implica também na diminuição de custos hospitalares com antibióticos e outras demandas dentro das UTIs”, declarou a Drª. Gildene, durante a apresentação dos dados para os gestores HSM, na manhã desta quinta-feira 14 de setembro.
“Desde o início do projeto até o presente momento elevamos em 76% a administração de antibióticos na 1ª hora para nossos pacientes, diminuindo assim o número de internações na UTI e, consequentemente, reduzindo a mortalidade das crianças e adolescentes que se apresentaram com neutropenia febril”, destacou Pedrina Araújo, enfermeira do Setor de Qualidade do Hospital São Marcos. 113 atendimentos de pacientes foram realizados seguindo o projeto Hora Dourada.
O desafio a partir de agora será a manutenção das taxas conseguidas até o momento.