“Investir em educação hospitalar é construir uma estrutura sólida de saúde, onde o aprendizado se torna remédio e o conhecimento salva vidas!” A afirmação é do presidente da Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida, Gustavo Almeida, durante visita do secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ao Serviço de Escolarização Hospitalar e Domiciliar, que acontece no Hospital São Marcos, por meio do Termo de Parceria, firmado desde 2019, com o Governo do Estado através da Seduc.
O encontro, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (12), foi repleto de ideias e planos para fortalecimento da Educação no ambiente hospitalar. “A Sala Pedagógica HSM foi criada com o objetivo de garantir o atendimento pedagógico às crianças e adolescentes internados para tratamento de saúde por tempo prolongado”, informa o diretor do Centro de Ensino e Pesquisa HSM, Dr. Edilson Carvalho.
Na conversa com as professoras, o secretário Washington Bandeira destacou a importância do atendimento pedagógico no ambiente hospitalar. “O nosso entendimento está em proporcionar, neste espaço da atividade educacional, a cooperação para a melhora da qualidade do tratamento, com atividades voltadas para que o aluno não tenha prejuízo de sua aprendizagem, durante o tempo em que estiver internado”, registrou.
“Creio que a vinda do secretário e da comitiva da Seduc visa proporcionar um maior reconhecimento do direito desse serviço para crianças e jovens que se encontram em tratamento de saúde por longos períodos, assim como garante a Lei 13.716 de 24 de setembro de 2018. Digo mais, ainda, será um avanço na Educação do nosso Estado” fala a coordenadora do SEHDEPI, prof. Ivoniede Amorim.
Também participaram do encontro o diretor Executivo HSM, Dr. Joaquim Almeida; o diretor Técnico HSM, Marcelo Martins; a diretora Operacional, Drª. Aline Pessoa; a diretora de Negócios Estratégicos, Drª. Susyane Cosme; o diretor de Práticas Assistenciais, Dr. Francisco Rafael; o diretor Financeiro, Virgílio Cabral; o superintendente de Educação Técnica de Profissional da Seduc, prof. Paulo Henrique e a superintendente de Educação Básica, profª. Viviane Farias.
Acreditamos que a educação desempenha um papel fundamental no bem-estar emocional e no desenvolvimento integral das pessoas, mesmo em circunstâncias desafiadoras.
Mais informações
ASCOM MKT – APCCAA / HSM
(86) 99437 3913 / 2106 8107