O Hospital São Marcos, de Teresina (PI), referência no tratamento de alta complexidade em saúde, implanta o Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. A prestação do serviço surgiu da necessidade dos pacientes encontrarem em um único local uma equipe capacitada para o tratamento integral da obesidade e suas complicações.
Localizado na área central da cidade, o Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica está no primeiro andar da ALA C do Ambulatório HSM e dispõe de espaços para atendimentos, além de uma sala de espera projetada para maior comodidade e conforto dos pacientes.
“O objetivo do espaço é oferecer uma equipe que possa realizar todo o acompanhamento pré e pós operatório visando proporcionar uma melhor abordagem multidisciplinar, otimizando o tratamento com foco nos resultados, de acordo com as necessidades de cada paciente”, explica o cirurgião bariátrico, Dr. Marlon Moreno.
No Piauí, dados indicam que aproximadamente 62 mil pessoas têm obesidade mórbida. Esta doença é responsável por desencadear outras enfermidades, como doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, problemas articulares, dificuldades respiratórias e aumentar os riscos para diversos tipos de cânceres, dentre eles: útero, mama e intestino grosso
No Brasil, mais de um quinto (22%) da população adulta está obesa; o índice é de 10,8% entre os que têm de 5 a 19 anos. Segundo o relatório “Estatísticas da Saúde Mundial de 2021”, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica apontam que até 2030, 26% das pessoas poderão estar obesas.
É por isso, que para além das cirurgias, o HSM oferece uma equipe com profissionais de diversas áreas para auxiliar na recuperação dos pacientes. A equipe é formada por profissionais multidisciplinares de endocrinologia, cardiologia, nutrição, psicologia e cirurgia bariátrica.
Mais informações
Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica
(86) 2106 8000 / 86 9 8106 596