O Hospital São Marcos (HSM) foi um dos hospitais selecionados pelo Ministério da Saúde, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), para participar do projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”.
Em três anos, o projeto buscará reduzir em 50% os casos de infecção relacionada à assistência nas UTIs dos 120 hospitais participantes, salvar 8.5000 vidas nas UTIs e reduzir em R$ 1,2 bilhão os desperdícios
O projeto tem como objetivo utilizar como métrica as práticas referenciadas utilizadas pelos hospitais de excelência, realizar trabalho de coach para orientação quanto as melhores práticas quanto ao cuidado com o paciente, maximizar os recursos financeiros propondo reduzir eventuais desperdícios e gerar relatórios de acompanhamento dos resultados durante todo o período do projeto.
A equipe do HSM, composta por Joaquim Barbosa de Almeida, Diretor Geral Executivo, enfermeira Fernanda Macedo, gerente de enfermagem Daniel Coelho e o Presidente da CCIH Dr. Eduardo Mendes está em São Paulo para o primeiro encontro e assinatura do termo de compromisso.
O evento acontece nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, no Hotel Wyndham Garden Santana em São Paulo, com palestras ministradas pela equipe do Institute for
Healthcare Improvement (IHI).