A Nutrição Clínica tem sido objeto de grande interesse, passando de coadjuvante à peça fundamental no tratamento clínico, em especial no paciente grave. No ambiente das unidades de terapia intensiva, a nutrição deixa de ser encarada como mera mantenedora de função orgânica e passa a ter papel fundamental na redução da resposta inflamatória sistêmica. O uso da nutrição na restauração da resposta imune previne infecções e facilita a recuperação dos pacientes graves.
Frente a isso, o Hospital São Marcos, Instituição de Alta Complexidade e referência nas Áreas de Saúde e Pesquisa, realizou, na última quarta-feira (13), palestra com o tema Otimizando a Terapia Nutricional no Paciente de UTI
abordado pela nutricionista membro do comitê científico da SBNPE-PR, Camila Prim, que reforçou a importância da abordagem multiprofissional na terapia nutricional do paciente grave.
Cabe a cada um de nós, profissionais de saúde, promover o bem-estar de nossos pacientes, em tempo hábil e da melhor forma possível. Como bem disse Mino de Colle, a “posse da ciência é superior a qualquer outro tesouro; ela retira o pobre da gleba, enobrece o humilde com uma glória deslumbrante e confere à nobreza toda a elegância dos bons costumes”.
Serviço de Nutrição e Dietética