A ação trata sobre a importância dos cuidados com aplicação de remédios e traz um momento de descontração para o assunto em peça teatral cômica, onde a personificação da “Falha Humana” bate um papo durante o talk-show.
Teve início nesta segunda-feira (26) e se estende até a próxima sexta-feira (30) a Semana de Segurança do Paciente: medicação sem danos - uma ação do Hospital São Marcos (HSM) que visa discutir a prevenção de erros na aplicação de medicamentos.
A atividade interna acontece com colaboradores, oportunidade em que são discutidas e reforçadas a importância dos cuidados para evitar erros. “Nessas ações, utilizamos protocolos específicos do Hospital São Marcos. E também trabalhamos com os pacientes, para orientar da importância da sua participação no processo. É preciso que eles conheçam também seus medicamentos, estejam atentos aos horários de aplicação, e caso haja a alguma dúvida que seja comunicado imediatamente”, explica Crislane Alves, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente.
As falhas de administração medicamentosa são muito sérias e devem ser evitadas a qualquer custo. A dosagem, o local ou a medicação aplicada de forma errada, em alguns casos pode gerar uma simples reação, mas também pode ser grave e provocar um quadro fatal.
Portanto, é sempre importante manter a instrução desses profissionais em dias, cuidando desde a compra dos medicamentos, passando pela organização e manipulação na farmácia e finalizando na aplicação correta no paciente.
E para incrementar a programação, na quinta-feira, 29, a semana encerra com um momento de descontração, com apresentação de uma peça teatral cômica, onde a personificação da “Falha Humana” terá bate-papo em um “Talk-Show”, explicando como age, interferindo na cabeça das pessoas, e também como se torna mais fraca e é combatida.
Mais informações
Setor da Qualidade HSM 86 2106-8177