O Hospital São Marcos reforça constamente o compromisso da instituição em promover a excelência na assistência médica e o constante aprimoramento profissional. No último sábado (24), por exemplo, realizou o treinamento, intitulado "Atendimento à Parada Cardiorrespiratória - Código Azul", que aumenta as chances de sobrevivência em quatro vezes quando aplicado a uma vítima.
Organizado pelo setor da Qualidade e do Centro de Ensino e Pesquisa HSM, o treinamento visa capacitar os profissionais de saúde no atendimento à parada cardiorrespiratória (PCR) e ajustar a equipe em relação à implantação do código azul - código de acionamento durante PCR.
O curso aconteceu na Sala de Simulação Realística HSM, e foi ministrado pelo Dr. Rayron Alves - médico instrutor do ACLS e residente de terapia intensiva, e pelo Dr. Pedro Vasconcelos - médico anestesista, sob a coordenação da Dra. Isabellyta Pinheiro Rufino Neiva Santos Melo, médica e cirurgiã geral, especialista em urgência e emergência, plantonista e coordenadora médica da equipe interna de plantonistas do São Marcos.
"A simulação realística é uma ferramenta poderosa no treinamento médico. Ao simular cenários de emergência, podemos preparar nossos profissionais para lidar com situações de alta pressão, melhorar a coordenação da equipe e aprimorar as habilidades individuais", destacou a Dra. Isabellyta Santos.
Durante o treinamento, os médicos instrutores compartilharam suas experiências e conhecimentos, fornecendo informações atualizadas sobre as diretrizes e protocolos mais recentes no atendimento à parada cardiorrespiratória. Os participantes puderam praticar técnicas de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), uso de desfibriladores, administração de medicamentos e outras habilidades essenciais para salvar vidas.
“A parada cardiorrespiratória é um evento crítico que demanda ação imediata e conhecimento avançado dos profissionais de saúde. Portanto, a sala de simulação realística foi preparada para receber cenários de emergência para aprimorar as habilidades dos participantes”, informa a coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa HSM, enfermeira Neylany Raquel.
A enfermeira da Qualidade, Pedrina Nascimento pontua que o treinamento ensina habilidades com noções básicas de primeiros socorros e atuação em emergências médicas.
“A implantação do código azul, além de sistematizar a assistência a PCR, também gera indicadores de qualidade para aperfeiçoamento e melhoria constante da assistência oferecida aos pacientes”, afirma a enfermeira.
Mais informações
CENP: 86 2016 8102
Acesse nossas redes:
www.saomarcos.org.br
instagram.com/hospitalsaomarcos
www.facebook.com/saomarcospi
www.linkedin.com/in/hospitalsãomarcos
www.youtube.com/SaoMarcosPI