O conceito da inclusão parte do princípio de que, para inserir todas as pessoas, a sociedade deve ser modificada de modo a atender às necessidades de todos. Na saúde, diversidade e inclusão, embora na maioria das vezes sejam citadas juntas, podem até ser complementares, à exemplo do que acontece no Hospital São Marcos, com o Projeto Vozes da Diversidade.
O Projeto Vozes da Diversidade é realizado pelas equipes de Gestão de Pessoas HSM. “O projeto visa definir estratégias de governança, compatíveis com valores e missão do hospital, estabelecer aspectos de saúde e bem-estar entre grupos específicos, trabalhar temas que promovam a responsabilidade social e inclusão, motivem o engajamento das lideranças, times e colaboradores na prestação de serviços e acolhimento das pessoas com deficiência”, fala a diretora Operacional, Drª. Aline Pessoa, durante encontro com representantes de empresas, instituições e sociedade civil.
Além do PCD, o Projeto Vozes da Diversidade trabalha eixos como LGBTQIA+ e Etnias. “Buscamos a aproximação das empresas, instituições e sociedade, para estimular novas discussões e traçarmos juntos estratégias, que possibilitem um ambiente de trabalho mais acolhedor, livre de qualquer distinção, preconceito e discriminação para os PCD’s”, explica a diretora.
O encontro aconteceu nesta quarta-feira, 24 com a presença do secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo e de representantes do Sistema Nacional de Emprego (SINE-PI), Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren/PI), OAB-PI, INSS, Projeto Abrace Nós e Levanta-te.
Mais informações
Núcleo de Educação Permanente HSM
Recursos Humanos HSM