A Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida (APCCAA) em parceria com a Sociedade Piauiense de Neurocirurgia (SPN) deram início nesta sexta-feira (21/10) à programação do I Simpósio de Neuro-Oncologia do Piauí, com a participação de especialistas renomados de todo o Brasil. O evento tem como tema central a “Abordagem Multicêntrica aos Tumores Cerebrais Malignos Intitulados Gliomas”.
Segundo o Prof. Dr. Nazareno Pearce é preciso discutir condutas ajustáveis a cada região, em busca do progresso e de estender a vida das pessoas. "Os gliomas são tumores com uma taxa de mortalidade alta e necessitam de condutas especiais, muito além das que existem no Brasil".
Para o neuro-oncologista e palestrante, Adrialdo José dos Santos, eventos como este são de extrema importância para os profissionais da neurologia e tendem a oferecer melhorias no tratamento dos pacientes.
“A importância desse evento em um hospital de referência na região Nordeste, consegue oferecer assistência e atendimento oncológico de primeira linha e esse tipo de evento científico só reforça essa importância da colaboração entre os vários serviços no Brasil. Acredito muito na importância da multicentralidade no tratamento oncológico. Poder trocar experiências com outros profissionais, só tem a favorecer os nossos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, declarou Adrialdo José dos Santos.
O palestrante e chefe da seção de Neurocirurgia do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Dr. Antonio Aversa viajou mais de 2 mil quilômetros para prestigiar o evento. Em entrevista, o especialista elogiou o simpósio e afirmou que eventos como este proporcionam oportunidades para discutir problemas regionais, além de grandes aprendizados.
“É sempre muito bom poder reencontrar os amigos, como o professor Nazareno Pearce que é um amigo muito antigo, que está promovendo esse intercâmbio maior, sendo também uma grande oportunidade para discutirmos problemas regionais", disse o professor Dr. Antônio Aversa.
Segundo o presidente da Academia Brasileira de Neurocirurgia, Dr. Flávio Leitão Filho, o I Simpósio de Neuro-Oncologia é uma grande oportunidade de estar se atualizando sobre as novas estratégias terapêuticas para combater os tumores cerebrais.
“O conhecimento lhe dá a liberdade de fazer o bem e ajudar a quem precisa, é exatamente o que esse simpósio de neuro-oncologia está oferecendo. O BOOM de novidades neuro-oncológicas é gigantesca, portanto, ficar completamente atualizado é o dever e obrigação de quem quer abraçar essa área. Esse simpósio é uma oportunidade única, que você tem de estar adaptado e atualizado às novas diretrizes, maneiras, estratégias terapêuticas, contra esse gigante que atormenta tanto os nossos pacientes, o Glioma Cerebral, um tumor maligno da célula gliais, portanto quem veio ganhou muito”, disse o especialista.
A programação segue até sábado (22/10), no Auditório do Hospital São Marcos, a partir das 8h. O encontro conta com a participação de médicos, neurocirurgiões, oncologistas, patologistas, radiologistas, rádio-terapeutas, fisioterapeutas, fisiatras e demais residentes e graduandos das áreas de saúde.
Mais informações
Assessoria de Comunicação APCCAA/ HSM – 86 2106 8107 / 9 994373919