O efeito da falta de sono afeta o sistema imunológico principalmente tratando-se da reprodução anormal das células; quando se priva o sono o corpo deixa de reproduzir as células "T-células" (responsáveis pela proteção do corpo), que resulta o enfraquecimento do organismo para combater bactérias e vírus.
A privação de sono pode nos afetar de tal forma a nos levar ao desenvolvimento de doenças crônicas, aumentar o stress físico e causar alterações nos glóbulos brancos (as células de defesa do nosso corpo), e o hormônio do metabolismo, levando as pessoas a desenvolverem obesidade.
A insônia pode afetar também a saúde mental:
Cientistas afirmam que os distúrbios psiquiátricos apresentam algum tipo de problema relacionado ao sono.
Desregula a pressão arterial:
A dificuldade em descansar durante a noite equivale ao stress, aumentando a quantidade de adrenalina no corpo e desregulando a pressão arterial.
Causa envelhecimento precoce:
Durante o sono produzimos hormônios responsáveis pelo crescimento e rejuvenescimento do corpo. Ao privar o sono, o corpo produz menos hormônios, os resultados disso são o aparecimento de olheiras, rugas e o cansaço físico.
Para não interferir na saúde, o ideal é dormir oito horas por dia, evite cafeína, nicotina e álcool nas últimas horas do dia, não faça refeições exageradas antes de dormir e procure deitar no mesmo horário, mesmo nos finais de semana.