Em entrevista ao quadro SAÚDE PARA VOCÊ, na ultima quarta-feira (17), o mastologista do Hospital São Marcos, Pádua Filho, alertou a população do Piauí em relação aos cuidados e hábitos saudáveis para evitar o desenvolvimento de doenças não transmissíveis, particularmente, o CÂNCER.
O número de casos de câncer registrado no mundo tem aumentado quase o dobro em relação ao aumento da população mundial. Segundo dados estatísticos do INCA, espera-se quase 5000 novos casos de câncer no estado do Piauí em 2013, sendo 1350 só na capital.
Segundo o mastologista, alimentação inadequada, obesidade, tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e stress são os fatores importantes no desenvolvimento da doença. De todos os fatores evitáveis de agravo a saúde o tabagismo é o mais sério. Cigarro nunca! O uso do álcool, de forma regular, aumenta o câncer, mesmo como aperitivo. A obesidade é algo alarmante, diminui o tempo e a qualidade de vida e está associada a maior incidência de várias doenças, entre as quais o câncer. Ser sedentário também é um problema, chega a ser melhor ter sobrepeso e praticar esportes do que ter peso normal e ser sedentário. O stress permanente, particularmente, no núcleo familiar e de amigos próximos é capaz de elevar suas chances de ter um câncer, alertou o médico.
Não podemos zerar a chance de ter câncer, mas dependendo do seu estilo de vida e de seus hábitos você pode ter maior ou menor risco de ter um câncer. Um estilo de vida saudável, portanto, pode diminuir ou adiar o surgimento desta doença.
Alimentação
Segundo o médico, isoladamente, não é possível dizer que determinado tipo de dieta aumenta ou diminui o risco de câncer, mas a obesidade e o sedentarismo causam um incremento sim.
Alimentos industrializados (com alto teor de substâncias químicas), embutidos (contêm nitrosaminas), gorduras saturadas, trans (frituras), carboidratos refinados, excesso de carne vermelha e de sódio, aliados ao sedentarismo, stress, tabagismo, exposição excessiva ao sol são os principais fatores de risco que, quando inseridos ao estilo de vida, podem agir como gatilhos para desencadear o câncer. O excesso de qualquer forma de alimento é prejudicial.
Hereditariedade
Todo câncer é genético, mas não, necessariamente, hereditário. De acordo com o médico o número de câncer hereditário não chega nem a 20%. "A maioria são esporádicos". É preciso entender que a causa do câncer é muitifatorial e que cada um dos agravos a saúde vai se somando a outro e aquilo que era baixo risco, ao se somar, via alto risco. Campanhas para conscientizar ainda mais a população de que, embora hoje ainda não vislumbremos um tempo sem câncer, a incidência pode ser modificada e a doença adiada de acordo com suas opções de vida.