Dr. Antônio Fortes de Pádua Filho, médico mastologista e oncologista ginecológico do Hospital São Marcos, foi convidado pela AERINCA (Associação dos Ex-Residentes do Instituto Nacional do Câncer) para coordenar capítulo da publicação “Tratado de Oncologia – Oncologia Atual”. A publicação é totalmente voltada para o tema do câncer e reúne grandes nomes da Medicina nacional.
Dr. Pádua Filho foi residente do INCA há 31 anos e esta é a segunda vez que ele é convidado a participar de publicação nacional. Nesta edição, ele irá produzir o material juntamente com um médico residente mais jovem do Instituto; além de convidar mais dois profissionais da área. “Geralmente o trabalho é feito por um médico com mais tempo de residência, acompanhado de um mais jovem visando integrar todos os ex-residentes”, explicou Dr. Pádua. A AERINCA orienta também que sejam convidados mais dois profissionais de Medicina do Estado. O Dr. Pádua já fez o convite, e foi aceito, para os médicos Dr. José Carlos e Dr. Eid Gonçalves Coelho.
O capítulo será sobre o tema “Mastologia: tratamento cirúrgico conservador no câncer de mama”. Segundo o Dr. Pádua, o tratamento conservador é o procedimento no qual se trata o câncer sem a retirada total da mama. “Este convite representa o reconhecimento da medicina de ponta que desenvolvemos no Piauí e em especial no Hospital São Marcos. Aqui nós dispomos de toda infraestrutura e de uma equipe de profissional de qualidade. O São Marcos é o único hospital do Estado que realiza todas as etapas do tratamento do câncer de mama. "Eu fui convidado para coordenar o capítulo desta importante obra, mas esse convite reflete, na verdade, a excelência do trabalho que toda a equipe do São Marcos desenvolve. Me sinto honrado em poder contribuir para o debate sobre os tratamentos em mastologia”, explicou o médico.
Esta é a terceira participação do Dr. Pádua Filho em importantes publicações científicas sobre mastologia. A primeira foi à produção de um artigo no “Tratado de Mastologia”, uma obra da Sociedade Brasileira de Mastologia. O segundo capítulo surgiu logo após o curso sobre câncer promovido pelo Hospital São Marcos e o Hospital Sírio Libanês, em Teresina. A aula ministrada pelo Dr. Pádua se transformou no artigo “Carcinoma ‘in situ’ da Mama”. Agora, a equipe do São Marcos está preparando a participação em mais esta obra científica cujo objetivo principal é discutir os avanços na área da oncologia.