O HPV, vírus transmitido principalmente através de relações sexuais desprotegidas (cerca de 95% dos casos), foi tema do quadro Vida, do Jornal do Piauí, na TV Cidade Verde. O médico do Hospital São Marcos, Dr. Marcelo Arêa Leão, esclareceu diversas dúvidas sobre a doença.
O que é HPV?
O HPV é a sigla para Papilomavírus Humano. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, dos quais 40 podem infectar o trato genital. Destes, 13 são de alto risco e podem provocar cânceres (são oncogênicos), sobretudo, os tipos 16 e 18, responsáveis por 70% dos câncer de color do útero. Já os cadilomas, que são as verrugas genitais, são causados pelos tipos 6 e 11.
Quais os sintomas do HPV?
Nas mulheres, os principais sintomas são as lesões no ânus, garganta, boca, vulva, vagina e colo do útero. No homem, a doença é um pouco menos prevalente, em alguns casos aparecendo lesões condilomatosas, que são menos oncogênicos. Mas é importante ressaltar que os homens com HPV precisam ir ao urologista para identificar se existem lesões subclínicas, isto é, aquelas que não causam sintomatologia.
Confira o vídeo com a entrevista completa em nosso canal no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=4ZoA1eQllVY