O médico gastroenterologista e cirurgião oncológico no Hospital São Marcos, Fidélis Manes Neto esteve ontem no quadro “Saúde Pra Você” do Jornal do Piaui e falou sobre câncer de estômago.
Segundo o médico, não há sintomas específicos do câncer de estômago. Porém, alguns sinais como perda de peso e de apetite, fadiga, sensação de estômago cheio, vômitos, náuseas e desconforto abdominal persistente podem indicar uma doença benigna (úlcera, gastrite, etc.) ou mesmo tumor de estômago. O Médico acrescentou que alimentação saudável rica em fibras e pobres em sódio, e de pouca quantidade realizada a cada três horas, é a melhor forma de prevenir a doença,
O sódio também afeta o câncer gástrico, além de causar hipertensão. A quantidade ideal de ingestão de sódio é dois gramas por dia”, acrescenta.
Fidélis diz ainda que os sintomas que podem indicar o início da doença é um quadro de queimação, azia e sensação de estômago cheio. “Um grande problema no Brasil é a facilidade que as pessoas têm de comprar remédios sem prescrição. Ele toma o antiácido e acaba não procurando o médico. Mas quem nunca teve esses sintomas e passa a sentir, deve procurar o médico”, aconselha.
Os fatores principais de risco são idade acima de 60 anos, hábitos alimentares ruins e cigarro. Além disso, pessoas jovens com dois ou mais casos de câncer de estômago na família devem procurar um oncologista regularmente.