Uma das rotas mais conhecidas do mundo, o chamado Caminho de Santiago ou caminhada de compostela, recebe peregrinos do mundo todo, de todas ou nenhuma religião, cada um com um ou vários objetivos. Alguns caminham em uma busca espiritual, outros por turismo, socialização, aventura, busca interior e diversos outros motivos.
O médico ginecologista no Hospital São Marcos José Carlos Oliveira Gomes, recentemente, particicipou como peregrino da famosa caminhada de compostela.
Confira a entrevista:
1.Como surgiu a decisão de realizar a caminhada?
Tive a decisão de realizar a caminhada após assistir a um documentário que vi na TV há muito tempo e comecei a pesquisar mais sobre a caminhada.
2.Qual o maior desafio que voce enfrentou no caminho e como venceu?O frio. Teve uma cidade em que parei uma praça, bebi água e comecei a contemplar a igreja. Ao sair, caminhei 200m e lembrei que deixei a capa e quando voltei tinham levado. E ai começou a chover e ventou muito frio. Até que encontrei um povoado fora da rota e fiquei por lá, aonde encontrei um albergue n o qual uma mulher me arrumou um agasalho deixado por outros peregrinos.
3.Valeu a pena? Você faria de novo? O que o caminho acrescentou na sua vida?Valeu sim. Com certeza de novo. O caminho serviu para que eu adquirisse mais paciência e me tornasse ainda mais despreendido de coisas materiais.
4.Existem vários caminhos (espanha, Portugal, frança). Qual deles você fez?Fiz o da frança. Com saída de San Jean e chegada em Santiago
5.Quais dicas você dá para aquelas pessoas que querem realizar o caminho pela primeira vez?
Se prepare física, emocional e espiritualmente
Estude o caminho, pesquise na internet. No brasil tem a associação de peregrinos que contém varias dicas.
Tenha sempre dois cajados , para evitar tendinites e de preferencia compre aqui que é mais viável economicamente
Compre uma boa bota e começe a usa-la três meses antes da caminhada para amacia-la e evitar calos
Observe a sinalização das rotas com cuidado para não se perder