A primeira palestra da Campanha Anual de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer do Hospital São Marcos ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 21, no hall do ambulatório da instituição. O médico Edilson Carvalho fez explanações sobre os mais diversos tipos de cânceres. Do diagnóstico a cura, o especialista alertou que a prevenção ainda é o melhor caminho para o combate à doença.
A campanha acontece em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) e segue até o próximo dia 25 com orientações, palestras e cursos. De acordo com o médico Edilson Carvalho além das doenças coronarianas e diabetes, a obesidade pode desencadear câncer de próstata, mama, esôfago e outros. Ele lembrou ainda que uma pergunta frequente nos consultórios médicos é se o câncer é hereditário.
Segundo o especialista oncológico do Hospital São Marcos, o que precisa ficar claro, antes de tudo, é que o câncer é uma doença que resulta da interação entre fatores ambientais e genéticos do indivíduo.“Entretanto, uma parcela pequena dos tumores malignos é considerada hereditária (até 10%). A maioria está relacionada à exposição a fatores ambientais, como tabagismo, hábitos alimentares, infecções, exposição solar, etc”, destaca o médico.
Durante a palestra ele destacou que o câncer resulta do crescimento desordenado das células e dos tecidos por motivos muitas vezes desconhecidos. O tecido canceroso apresenta uma estrutura atípica dos tecidos e órgãos de que se originou, e uma capacidade ilimitada e incontrolável de se reproduzir.
“Seu desenvolvimento não obedece a nenhuma finalidade útil ao organismo. O tumor tende a se disseminar e a lançar metástases (focos secundários, à distância) para várias partes do corpo, onde então continuam a se desenvolver”, reforça Carvalho.
Alguns tipos de câncer estão diretamente relacionados a fatores ambientais, como o câncer de pulmão, associado ao hábito de fumar, e o câncer de pele, vinculado à excessiva exposição ao sol. Outros tipos como o câncer de mama, podem estar relacionados a questões hereditárias, podendo ser passado, por exemplo, de mãe para a filha.