Médicos que atuam no Piauí participaram pela primeira vez, de um treinamento para a capacitação de realização de um novo procedimento cardíaco no Estado: o implante de valvular aórtica via transcateter.
Nove profissionais do Heart Team do Hospital São Marcos foram para a Suíça, realizar um treinamento oferecido pela Edwards Lifesciences, empresa que fabrica válvula aórtica, essencial para a sobrevivência de pacientes que sofrem de Estenose Aórtica grave e que não tem condições de passar por uma cirurgia convencional.
O procedimento foi trazido pela primeira vez ao Piauí, pelo diretor médico dos serviços de hemodinâmica, urgência e emergência do Hospital São Marcos, Dr. Antenor Portela, em parceria com a Edwards, tendo como paciente a diretora administrativa do Hospital São Marcos, Nora Ellen Stenger, também conhecida como irmã Davi, que sofria com o problema de estenose aórtica crítica.
Atualmente, o procedimento TAVI (Transplante de Valvula Aortica via Transcateter), só é realizado nas regiões sul, e sudeste, tornando o Hospital São Marcos, pioneiro na realização do mesmo nas regiões norte-nordeste.