As complicações no tratamento das fraturas do fêmur de idosos e crianças, epidemiologia do trauma ortopédico no Brasil, traumas nos membros superiores e inferiores foram alguns dos temas debatidos na tarde desta sexta-feira, 01 de junho, no I Congresso Internacional de Trauma de Teresina.
A moderação foi executada pelos ortopedistas Samuel Martins e Vinicius Pontes, no primeiro momento, e em seguida pelo Dr. Raynerio Costa, Dr. Lenadro Ponce e Dr. José de Ribamar. “Esse congresso é de extrema importância porque aborda temas fundamentais para o tratamento dos pacientes que são portadores de trauma ortopédico de modo geral” fala Dr. Raynerio Costa, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT – PI.
“Diante do contexto de Teresina e do Brasil, o trauma e o politrauma é uma realidade cada vez mais frequente. Tanto que as estatísticas apontam que entre a população de 0 a 40 anos de idade acontecem os principais casos de mortalidade. Então precisamos falar não só da parte médica, que inclui tratamento, mas também sobre a importância da prevenção”, disse Dr. Samuel Martins.
“Aprender e mostrar o que há de mais importante na prevenção das fraturas das pessoas idosas, nos tratamentos mais atuais e com melhores resultados é mais do que a congregação de personagens importantes para a saúde pública. É um privilégio poder está aqui para essa troca de experiências”, frisou Dr. Daniel Oskman, coordenador da equipe de Ortopedia do Hospital Sancta Maggiore Mooca.
Dr. Marcelo Hide Matsumoto, professor da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP ratifica a importância das experiências apresentadas no congresso. “O congresso engradece o conhecimento dos atuais e dos futuros médicos. Sem dúvida, daqui sairão os melhores resultados para que o tratamento dos pacientes aconteçam dentro da normalidade, de maneira rápida e eficaz”.
Na sua palestra, o Dr. Jami Faissal Soni, professor adjunto PUC-PR e médico do Hospital Cajuru, no Paraná reforçou a importância de discutir sobre “a temática "trauma" com experiências vividas, tanto no Brasil, como as vividas pelos colegas da Alemanha”.
Ponto alto da tarde foi a palestra magna do professor Dr. Gerrit Mattes, diretor do Hospital de Trauma Ernst von Bergmann, em Potsdm/Alemanha que encerrou as atividades da programação deste segundo dia do congresso.
Mais informações
www.congressodetruma.org.br
Dr. Edilson Carvalho – Presidente do Congresso – 86 9 9452 5353
Claudia Bezerra – Assessoria de Imprensa - 86 99930 5336