A Revista Brasileira de Epidemiologia estará recebendo artigos científicos sobre os determinantes sociais da saúde e será editada por Alberto Pellegrini, Ivana Cristina de Holanda Cunha Barreto, Jarbas Barbosa da Silva Júnior, Luiz Augusto Facchini e Ricardo José Soares Pontes.
O número temático de Ciência & Saúde Coletiva será dedicado ao acesso aos serviços de saúde no Sistema Único de Saúde e terá como editores Ana Luiza D´Ávila Viana, Gastão Wagner, Helvécio Magalhães, Lígia Bahia e Luiz Odorico Monteiro.
Os editais foram lançados pelo secretário Odorico Monteiro, da SGEP, e o diretor da Abrasco, Luiz Facchini, durante a 14ª Conferência Nacional de Saúde.
A publicação dos suplementos visa a incentivar a produção técnico-científica sobre duas temáticas de alta relevância para o SUS.Acesso com qualidade foi o eixo principal da 14ª CNS e Determinantes Sociais em Saúde foi tema de Conferência Mundial realizada em outubro de 2011, no Rio de Janeiro.
Confira os prazos e contatos:
Para Determinantes Sociais em Saúde, os artigos podem ser enviados até o dia 9 de março. As dúvidas deverão ser enviadas para o e-mail: [email protected] Instruções para Colaboradores e envio de propostas estão disponíveis em:http://submission.scielo.br/index.php/rbepid
Para Acesso aos Serviços de Saúde, os artigos podem ser enviados até o dia 30 de abril. As propostas deverão ser enviadas para o e-mail de Clarice Santos: [email protected]. Instruções para Colaboradores sobre Artigos acessar:www.cienciaesaudecoletiva.com.br
Saiba mais sobre as publicações:
A publicação da Revista Brasileira de Epidemiologia visa incentivar a produção técnico-científica sobre os Determinantes Sociais e suas relações com a Saúde objetiva enriquecer o diálogo entre os atores que atuam no âmbito do SUS e aqueles que trabalham nas demais áreas das políticas públicas brasileiras.
Tem a intenção política de manifestar a importância ética dos estudos dos Determinantes Sociais da Saúde sobre a gestão cotidiana do SUS, como eixo estratégico para a redução das iniquidades em saúde.
A publicação da Revista Ciência & Saúde Coletiva tem o propósito de incentivar a produção técnico-científica sobre a temática do Acesso aos Serviços de Saúde, cuja garantia universal, sob o olhar da equidade, ainda hoje é um dos grandes desafios do SUS.
Propor e desenvolver políticas públicas, problematizar, debater, estudar e pesquisar o Acesso aos Serviços de Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde é fundamental para a superação dos desafios no campo da gestão pública da Saúde.
Fonte: Núcleo de Comunicação da SGEP