Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, projeto transforma histórias de profissionais da saúde em poesia. Sentado em uma poltrona, o artista Ithalo Furtado escuta pacientemente as histórias de vida de algumas mulheres que trabalham no Hospital São Marcos e logo em seguida transforma em versos.
O Projeto intitulado “Mulher a sua história é única e merece um poema” é uma ação do Hospital São Marcos para homenagear todas as mulheres que contribuem diariamente com a saúde no hospital. “Pensamos na forma de refletir sobre o que é ser mulher na sociedade atual, na sua identificação e no serviço que oferece. Todas estão de parabéns por conseguirem conciliar uma vida com tantas exigências e com tanta felicidade”, explica a diretora de Práticas Assistênciais, Dra. Susyanne de Lavor Cosme.
“Gostaria de ressaltar também a sensibilidade do artista. É impressionante o quanto ele conseguiu captar de uma história breve, o real, e sintetizar muito do que a gente é em forma de poesia. Eu adorei e vou guardar com muito carinho”, completa a Dr. Susyanne.
“Achei maravilhoso! Porque cada uma de nós tem sua história, e independe se profissional ou pessoal, colocar no papel tudo aquilo que a gente vive é fascinante. No meu caso, por exemplo, foi algo que eu gostei bastante, principalmente quando ele inicia colocando “vidas que se cruzam todos os dias” é muito isso do que eu vivo. Por trás de cada um tem uma história e que por mais que a gente não fique tanto tempo juntos, a gente acaba todos os dias com um pouquinho de cada um em nós”, fala Débora Andrade, psicóloga organizacional do HSM.
Natural de Parnaíba, Ithalo Furtado planeja viajar pelo Brasil levando seu projeto de transcrever vidas em versos. Ele já levou esse mesmo projeto para outras praças da cidade, inspirado pela artista paulistana Ana Teixeira, que ficou famosa ao tricotar em praças enquanto convidava as pessoas a lhe contarem suas histórias de amor. “Esse projeto dela me inspirou a ouvir pessoas e fazer poemas sobre o que me contam, até porque todo mundo tem uma história pra contar”, disse o poeta.
Ithalo já transformou histórias em poemas nas cidades de Manaus, Amazonas, Poços de Caldas e em Minas Gerais. No Piauí, o poeta passou por Parnaíba e Teresina. Nestas experiências, ele conta que ouviu histórias familiares, aventuras amorosas, segredos guardados há anos por pessoas que decidem expor ali mesmo, diante dele.
Depois de contar sua história, cada mulher recebeu seu poema e levou para casa.
Mais informações
Claudia Bezerra - Assessoria de Comunicação 86 99930 5336 / 99437 3913