“Mulheres, Inspiração e Protagonismo" foi o tema celebrado no Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira, 10, no Hospital São Marcos (HSM), com a presença de três nomes do cenário feminino piauiense: a ex-governadora e atual Secretária Estadual de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos do Piauí, Regina Sousa, a apresentadora e editora-executiva da Rede Clube, Denise Freitas, e Laís Pinho, consultora de Marketing Pessoal.
O evento foi um bate-papo que abordou o poder feminino, histórias pessoais e os desafios da mulher no mercado de trabalho piauiense.
Além das suas lutas diárias, desde a juventude e de como os estudos foram essenciais para mudar o patamar da sua vida, a secretária Regina Sousa falou sobre políticas públicas para a saúde e reforçou a importância do São Marcos para a população piauiense. “Fico feliz em poder colaborar com o hospital, mesmo antes de ser governadora. Nós sabemos da importância do tratamento oncológico prestado pelos profissionais, principalmente com as mulheres”, ressalta Regina Sousa.
“ O Hospital São Marcos é uma instituição que tem mais de 1300 colaboradoras, cerca de 70% do quadro total. Dentre essas colaboradoras, aproximadamente 60% ocupam cargos de liderança, o que demonstra o quanto as mulheres têm espaço na instituição e como seu trabalho, conhecimento e competência são valorizados”, informa a diretora Operacional HSM, Drª. Aline Pessoa.
“O evento foi muito positivo, visto que reuniu mulheres com história inspiradoras, de segmentos diferentes, em cargos que eventualmente eram ocupados por homens. Apesar das histórias serem diferentes, elas têm em comum a superação em ambientes que eram principalmente ocupados por homens, e que hoje são mulheres que se destacam nesses ambientes”, ressalta a diretora, que também compartilhou a sua história de desenvolvimento profissional com a platéia.
Mulheres que conquistam e comandam espaços majoritariamente compostos por homens, tendem a ser referência. Mas para Denise Freitas o mais importante é poder se despir do padrão sisudo de âncora e apresentar suas verdades. “Caso minha história toque e inspire outras pessoas, já estou satisfeita. Hoje eu não falei sobre a Denise jornalista, que as pessoas veem diariamente no jornal. Estive aqui com a Denise mulher, mãe, esposa e filha, como tantas outras mulheres que carregam suas verdades”, destaca.
Diversas colaboradoras do HSM participaram do evento e puderam interagir com as convidadas. “Ouvir a fala dessas mulheres, que lutaram e conquistaram seus sonhos, de fato nos inspira e nos dá força para seguir lutando para conquistar nossos objetivos”, declara a colaboradora, Rayanna Natiele, assistente de Recursos Humanos HSM.