O mês de novembro é dedicado à campanha de prevenção do câncer de próstata, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), são esperados 65.840 novos casos ainda no ano de 2021, mas muitos podem nem ter sido diagnosticados.
Entre os meses de janeiro a outubro de 2021, o Hospital São Marcos diagnosticou 320 novos casos de câncer de próstata e realizou 39 cirurgias urológicas, número estes que já superam os contabilizados durante todo o ano de 2020.
O cirurgião urológico do Hospital São Marcos, Dr. Aurus Dourado, explica a importância dos exames preventivos no diagnóstico precoce do câncer de próstata e alerta que a maioria dos casos é completamente assintomático.
“A próstata é uma glândula bem pequena que fica ao redor do canal da urina, logo abaixo da bexiga, o grande problema do câncer de próstata é que a maioria dos casos é completamente assintomático, ele vai crescendo do lado de fora da próstata, por isso pedimos que o paciente vá ao urologista em consulta de rotina para fazer esse diagnóstico precoce, porque o paciente pode estar com câncer e não estar sentindo nada”, alertou o especialista.
A detecção precoce é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento bem sucedido, pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença, ou de pessoas sem sinais ou sintomas , mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que os exames preventivos sejam realizados anualmente a partir dos 45 anos, para quem tem um risco maior de câncer de próstata, e a partir dos 50 anos para quem não tem predisposição à doença.
“Pacientes que têm histórico na família, como pai, irmão, avô, ou até mesmo casos de câncer de mama e ovário, porque ambos estão no mesmo gene, e pacientes negros possuem maior probabilidade de desenvolver câncer de próstata”, declarou Dr. Aurus Dourado.
Muito além da prevenção contra o câncer de próstata e a conscientização sobre a doença, a campanha Novembro Azul busca alertar para a importância de os homens cuidarem o ano todo da saúde. O Hospital São Marcos vai realizar, ao longo deste mês, diversas ações para reforçar a mensagem e falar sobre o cuidado com as doenças que mais afetam os homens.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
16/11- 9h:Palestra "Câncer de Próstata - Dr. Hamilton Mourão - Local: Ambulatória - Setor de Convênios
17/11- 9h: Palestra "Alimentação Saudável na prevenção do câncer de próstata" Nutricionista Ana Karoline Santos - Local: Ambulatório - Setor de Convênios
18/11- 9h: Palestra "Câncer de Próstata" - Dr. Vilson de Moura
10h: Palestra "Os aspectos psicológicos na prevenção do câncer de próstata Psicóloga Márcia Bartz - Local: Ambulatório Setor SUS Ala D
19/11- Ação Educativa com os colaboradores - RH e NEP
Local: Setores do Hospital e Ambulatório
Mais informações
Assessoria de Comunicação e Marketing HSM 86 99437 3913