O Serviço de Nutrição do Hospital São Marcos, em parceria com o Centro Universitário Santo Agostinho, realizou nesta terça-feira (17), uma ação com enfoque na alimentação saudável, voltada às crianças da oncologia pediátrica, acompanhantes e colaboradores da instituição.
Ao longo das décadas, os alimentos ultraprocessados ganharam mais espaço na mesa dos brasileiros. Evidências disponíveis em estudo publicado pela revista Nature, em março deste ano, sugerem que os ultraprocessados podem aumentar o risco de câncer. Para informar sobre o cuidado com o consumo adequado e equilibrado de alimentos que são levados à mesa, foram montados painéis com alimentos considerados perigosos à saúde.
A nutricionista e gerente do Serviço de Nutrição e Dietética, Izabella Freitas, trouxe dicas importantes de como variar a alimentação, “incluindo todos os grupos alimentares, escolhendo os alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras, grãos, sementes, alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, que favorecem o metabolismo e auxiliam no funcionamento intestinal, e melhoram a imunidade”.
A nutricionista destacou que os alimentos ultraprocessados provocam efeitos prejudiciais ao organismo e contribuem para o desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e neoplasias. Ela enfatizou ainda a importância de evitar alimentos com grande quantidade de aditivos e conservantes, como salgadinhos de pacote, refrigerantes e temperos em pó industrializados.